- Autor: António Pedro Barbas Homem
Introdução sucinta ao tema do Direito dedicada em especial a adolescentes e jovens interessados em obter uma ideia geral sobre o seu conteúdo e objeto. Trata-se de um livro escrito em tom coloquial e completado com exemplos acessíveis a jovens leitores que parte da constatação que actualmente «a Justiça e o Direito vivem uma crise profunda» e que «ninguém se revê nas instituições de justiça».
- Autor: Sónia Nazario
A incrível história real de um rapaz das Honduras que atravessou a América Central para se reunir à mãe emigrada nos EUA. Carregada de emoção, dramatismo e instinto de sobrevivência, esta história venceu o Prémio Pulitzer.
- Autor: Fabrizio Silei
Que impacto pode ter um pequeno gesto de coragem? O suficiente para fazer ruir, de uma só penada, séculos e séculos de racismo institucional, segreda-nos o avô imaginado pelo autor, à medida que nos conta - a nós e ao neto - a história verídica de Rosa Parks: a mulher de meia-idade que transformou um país inteiro só por não ter cedido o seu lugar no autocarro.
- Autor: Ishmael Beah
Um relato extraordinário e hipnotizador, contado com verdadeira força literária e comovente sinceridade.
É assim que as guerras são travadas: por crianças traumatizadas e drogadas com AK-47 nas mãos. As crianças tornaram-se os soldados de eleição. Nos mais de cinquenta conflitos violentos que se travam em todo o mundo, calcula-se que haja cerca de 300 mil meninos soldados. Ishmael Beah era um deles.
- Autor: Paulo Moura
Descrição e caracterização da imigração ilegal africana na Península Ibérica e Europa. As «petites histoires» e os dramas humanos dos imigrantes clandestinos, apanhados e explorados pelas redes de crime organizado. Histórias de prostituição, droga e de tráfico de seres humanos.
- Autor: João Paulo Cotrim | Tiago Albuquerque
"Jean Moulin foi um daqueles homens a que se pode chamar de herói da Segunda Guerra Mundial. Aquele que tinha sido o mais jovem Prefeito de França, pôs os seus talentos de organizador na aventura de dar resposta ativa ao exército ocupante, até que por ele foi capturado. Gostava muito de desenhar e criou mesmo uma galeria de arte."