FE Abreu logos

Programa de promoção dos valores democráticos através da educação para a Justiça e para os Direitos Humanos das gerações mais jovens.

Se fores a tribunal é um caso sério.

Benvindos ao “Justiça para Tod@s”, um projeto que pretende despertar nos jovens participantes a consciência para a importância da Lei e da justiça, através da simulação de julgamento de um caso de direitos humanos.

Dirigido a jovens dos 12 aos 18 anos, cada Escola é co-autora do seu próprio projeto.

download
Manual de Projeto
Lista de casos
Lista de Casos
cronograma
Cronograma
inscricao
Inscrição
carta de apresentação
Carta de Apresentação
Relatório
Relatório
Vídeos
Vídeos
Livros
Livros
Autor: António Pedro Barbas Homem

Introdução sucinta ao tema do Direito dedicada em especial a adolescentes e jovens interessados em obter uma ideia geral sobre o seu conteúdo e objeto. Trata-se de um livro escrito em tom coloquial e completado com exemplos acessíveis a jovens leitores que parte da constatação que actualmente «a Justiça e o Direito vivem uma crise profunda» e que «ninguém se revê nas instituições de justiça».

Autor: Fabrizio Silei

Que impacto pode ter um pequeno gesto de coragem? O suficiente para fazer ruir, de uma só penada, séculos e séculos de racismo institucional, segreda-nos o avô imaginado pelo autor, à medida que nos conta - a nós e ao neto - a história verídica de Rosa Parks: a mulher de meia-idade que transformou um país inteiro só por não ter cedido o seu lugar no autocarro.

Autor: Sónia Nazario

A incrível história real de um rapaz das Honduras que atravessou a América Central para se reunir à mãe emigrada nos EUA. Carregada de emoção, dramatismo e instinto de sobrevivência, esta história venceu o Prémio Pulitzer.

Autor: Paulo Moura

Descrição e caracterização da imigração ilegal africana na Península Ibérica e Europa. As «petites histoires» e os dramas humanos dos imigrantes clandestinos, apanhados e explorados pelas redes de crime organizado. Histórias de prostituição, droga e de tráfico de seres humanos.

Autor: Ishmael Beah

Um relato extraordinário e hipnotizador, contado com verdadeira força literária e comovente sinceridade.
É assim que as guerras são travadas: por crianças traumatizadas e drogadas com AK-47 nas mãos. As crianças tornaram-se os soldados de eleição. Nos mais de cinquenta conflitos violentos que se travam em todo o mundo, calcula-se que haja cerca de 300 mil meninos soldados. Ishmael Beah era um deles.